Babalaza = Ressaca; efeitos posteriores desagradáveis depois de se ter bebido em excesso. A origem do termo encontra-se algures entre babalaas do Afrikaans, bubble-arse do Inglês e ibhabhalazi do Zulu.

12 October 2005

o "Mourinho" moçambicano

Treinador Principal do Ferroviário de Maputo
e Seleccionador Nacional de Moçambique


Ainda falando de futebol, aqui vos apresento o "Mourinho moçambicano". Não se sabe se andaram os dois na mesma escola, ou se o moçambicano simplesmente optou por seguir as tendências do modelo original, mas o que é certo é que arrogância q.b. é coisa que não falta aos dois.
Artur Semedo consegue ser dos treinadores mais controversos de futebol em Moçambique, dos poucos que, pelo menos, demonstra irritação com o estado actual da modalidade. Só que, já lá diz o ditado: as verdades doem. E às vezes não caem bem. Aliado a isso, o discurso com um tom de superioridade nada disfarçado, à mistura com declarações provocatórias, faz dele uma das poucas personagens carismáticas do (moribundo) futebol moçambicano.
Mas, arrogante ou não, maningue estiloso ou não, a verdade é que tem mostrado serviço.
Ele e o seu Ferroviário estão lançados para a conquista do Moçambola (moçambola... onde é que será que eu já ouvi uma coisa assim parecida?).

candidatura de Moçambique ao CAN 2010

Megalomania desnecessária ou visão estratégica? Confesso que quando ouvi a notícia, ainda à uns tempos atrás, achei absurda a ideia, até porque ainda á dias o tio Guebas reconhecia a existência de situações como esta.
O meu pensamento foi logo neste sentido: se ainda temos pessoas a passar fome, e nem sequer isso conseguimos resolver, qual o sentido de se pensar em organizar um CAN?
Ou melhor. De onde virá o dinheiro, se não há dinheiro para suprir necessidades básicas dos moçambicanos.
Entretanto, hoje fiquei a saber que o plano de encargos apresentado pela FMF ao governo tinha sido aprovado e, ao ler este artigo, tenho de reconhecer que a coisa até não parece estar mal cozinhada.
Lançada assim, em teoria, a ideia até seduz.
Por isso, por agora, dou o benefício da dúvida. Até porque, de simples candidatura a realidade vai um longo passo.
E até porque, há quem divague por aí que isto não passa de uma simples manobra para o país se auto-promover internacionalmente, a custo zero. Publicidade gratuita a nível internacional.
Fica sempre bem o nome do país estar associado a eventos destes. E somente isso, porque os próprios dirigentes sabem que dificilmente conseguirão ser escolhidos, principalmente quando existem concorrentes de peso.
Mas também não esquecer que 2010 é também ano de mundial, e vai ser mesmo ali ao lado. E este pode ter sido um factor determinante para se ter magicado esta ideia, como pode vir a ser também um factor a ter em conta para a escolha do candidato.
São teorias. A ver vamos.