Um Papa africano?
Agora que o Papa morreu, muito especula-se sobre quem será o seu sucessor. E de entre os vários nomes falados, está um nigeriano, tendo já também ouvido falar no nome de um cardeal sul-africano e um outro oriundo do Gana. Mas bem, a ideia aqui não é enumerar os possíveis sucessores do Papa, mas sim questionar essa possibilidade de o próximo Papa vir a ser um africano. Pondo os “pontos nos Is”, a possibilidade de o próximo Papa vir a ser preto.
Será que realmente essa é uma opção a ter em conta? Um Papa preto? Será que a Igreja Católica, e o mundo em geral estão já preparados para uma tal mudança? Será que uma qualquer católica praticante de setenta e tal anos, numa qualquer aldeia do interior do Minho/Portugal (meramente como exemplo) estará preparada para aceitar um Papa preto como o novo sumo-pontífice da sua religião?
Uma coisa é certa, a acontecer seria um marco na história. Tal como o seria se o sucessor viesse da América Latina, ou mesmo da Ásia. Ou tal como já sucedeu quando o Papa João Paulo II quebrou uma tradição de mais de 400 anos de eleição de Papas italianos.
Mas um africano como sucessor de João Paulo II, seria certamente um marco histórico ao quadrado. No entanto, não sei se o mundo estará já preparado para aceitar esse facto.
A ver vamos.
P.S. A referência a um Papa preto, não tem obviamente nenhum sentido perjorativo ou racista. Simplesmente não gosto, nem alinho, em paneleirices hipócritas. Para aqueles mais sensíveis que preferissem a expressão “um Papa de cor”, negro ou simplesmente africano, as minhas antecipadas desculpas.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home