Babalaza = Ressaca; efeitos posteriores desagradáveis depois de se ter bebido em excesso. A origem do termo encontra-se algures entre babalaas do Afrikaans, bubble-arse do Inglês e ibhabhalazi do Zulu.

12 April 2005

Discriminação

Ainda na onda de um anterior post aqui no blog, trago à baila a questão do racismo e discriminação em Moçambique. Mais uma vez no que toca a oportunidades de emprego.
Desta vez, são dois artigos de editorial publicados no site do jornal moçambicano Zambeze, da autoria do jornalista moçambicano Salomão Moyana. Jornalista com nome na praça.
Curioso é que ultimamente, a abordagem a este assunto tem sido muito frequente, com referências sempre aos principais bancos a operar em Moçambique, como é o caso aqui também.
O primeiro artigo intitula-se chega de discriminar moçambicanos, e o segundo vem como resposta ao primeiro, dado que segundo o autor dos mesmos diz: "recebemos diversas reacções, umas positivas saudando o que estava escrito, outras negativas afirmando que o editorial estava a ser injusto para com moçambicanos de cor não negra, pois os punha numa situação em que poderiam ser confundidos com estrangeiros, apenas por não possuírem pele negra".
Para ler e reflectir, se vos apetecer.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Quero sobretudo agradecer-te por me teres dado a ler este 'post'. Estava longe de pensar que isto se passava! _ abraço, IO (chuinga).

2:22 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Caro Babalaza, estes assuntos não cabem num post, quanto mais num comentário. Como sabe a luta nos bancos e a argumentação racial é aqui constante, e o seu eco jornalístico constante. Não conheço esse mundo, dizem-me que argumentos há que são válidos, outros exagerados. Mas não conheço, daí que não me meto por aí.
No entanto acho que por mais (pequena) marcha-atrás que o segundo editorial simule (sublinho) o que ali está explícito é que Salomão Moyana nega a moçambicanidade a quem não seja de "raça" (como ele gosta de escrever) negra [basta ler, e quem queira duvidar, basta ver como ele refere as "estrelas" estrangeiras, verdadeiras]. Para quem vem criticar a discriminação rácica não está nada mal. E não foi lapso de teclado. E é costume.

9:47 AM

 

Post a Comment

<< Home