Babalaza = Ressaca; efeitos posteriores desagradáveis depois de se ter bebido em excesso. A origem do termo encontra-se algures entre babalaas do Afrikaans, bubble-arse do Inglês e ibhabhalazi do Zulu.

12 October 2005

candidatura de Moçambique ao CAN 2010

Megalomania desnecessária ou visão estratégica? Confesso que quando ouvi a notícia, ainda à uns tempos atrás, achei absurda a ideia, até porque ainda á dias o tio Guebas reconhecia a existência de situações como esta.
O meu pensamento foi logo neste sentido: se ainda temos pessoas a passar fome, e nem sequer isso conseguimos resolver, qual o sentido de se pensar em organizar um CAN?
Ou melhor. De onde virá o dinheiro, se não há dinheiro para suprir necessidades básicas dos moçambicanos.
Entretanto, hoje fiquei a saber que o plano de encargos apresentado pela FMF ao governo tinha sido aprovado e, ao ler este artigo, tenho de reconhecer que a coisa até não parece estar mal cozinhada.
Lançada assim, em teoria, a ideia até seduz.
Por isso, por agora, dou o benefício da dúvida. Até porque, de simples candidatura a realidade vai um longo passo.
E até porque, há quem divague por aí que isto não passa de uma simples manobra para o país se auto-promover internacionalmente, a custo zero. Publicidade gratuita a nível internacional.
Fica sempre bem o nome do país estar associado a eventos destes. E somente isso, porque os próprios dirigentes sabem que dificilmente conseguirão ser escolhidos, principalmente quando existem concorrentes de peso.
Mas também não esquecer que 2010 é também ano de mundial, e vai ser mesmo ali ao lado. E este pode ter sido um factor determinante para se ter magicado esta ideia, como pode vir a ser também um factor a ter em conta para a escolha do candidato.
São teorias. A ver vamos.

1 Comments:

Blogger ELCAlmeida said...

Só que, lamentavelmente, dois primos-irmãos vão estar à luta. Constou-me que Angola também já apresentou candidatura para esse CAN2010.
Realmente com o Mundial desse anos à porta (RAS) e consequentemente um chamariz de notas verdes (que já devem ter mais cores como alguem da administração Bush propos) e de "etas" (também conhecidos por Euros) é natural que sejam muitos a querer o CAN. Nem me admiraria que o Lesotho ou a Swazilandia também se candidatem.
É tudo uma questão de divisas e desenvolvimento.
Cumprimentos
Eugénio Costa Almeida

3:59 PM

 

Post a Comment

<< Home