Babalaza = Ressaca; efeitos posteriores desagradáveis depois de se ter bebido em excesso. A origem do termo encontra-se algures entre babalaas do Afrikaans, bubble-arse do Inglês e ibhabhalazi do Zulu.

15 September 2005


Desde o "Tempo dos Leopardos" (co-produção moçambicana e jugoslava), na década de 80, que não me lembro de mais alguma vez ter tido oportunidade de ver uma longa-metragem moçambicana.
Agora surge "Um Rio".
Embora seja um filme português, foi rodado em Moçambique, com parte do elenco composto por actores moçambicanos e inspirado numa obra literária de Mia Couto.
Motivos suficientes para ter curiosidade em ir espreitá-lo num cinema perto de mim.

Adenda: Ainda não o fui ver ao cinema mas há já quem diga que é "uma tristeza".

2 Comments:

Blogger Cine-clube Komba Kanema said...

Como este há vários: Do mesmo realizador há o Preto e Branco; de outros realizadores há O Gotejar da Luz. De Teresa Prata acabaram há pouco as filmagens de Terra Sonambula.
Exclusivamente moçambicano houve O Vento Sopra do Norte (1986?) e terminou as filmagens, há poucos dias, O Jardim de Outro Homem.
Provavelomente estou-me a esquecer de mais algum.
Machado

11:26 PM

 
Blogger babalazado said...

Entretanto fui ver o filme. Muito fraco. E muito parado. Pouca fala, pouquíssima mesmo.
A convidar ao aborrecimento.
E característica que começo a associar fortemente ao cinema português em geral.
Do pouquíssimo que já vi obviamente.
Sempre em tons pesados, demasiado sérios e "intelectuais".
Enfim, opinião de simples frequentador regular de cinema. Vale o que vale.
Mas estava à espera de mais. A expectativa era elevada.
Valeu pelos vários planos de Maputo.

6:53 PM

 

Post a Comment

<< Home